25/10/17

Jovens solicitam reabilitação da Fortaleza e Farol do Sumbe

Jovens no Sumbe, província do Cuanza Sul, solicitaram,nesta cidade , a reabilitação com urgência do Farol e Fortaleza do Sumbe, por encontrar-se em mau estado de conservação.

Em declarações,  após uma visita no âmbito do centenário da província, assinalado a 15 do corrente mês, o segundo secretário municipal da JMPLA,  João Calei da Silva, adiantou que o Farol encontra-se em mau estado de conservação, por isso, as entidades de direito devem reabilitar a mesma por ser  um local histórico.

Referiu que o estado em que se encontra a fortaleza do Sumbe é preocupante porque esta a se degradar cada dia que passa, visto que é um símbolo histórico do município.

Segundo João Silva, urge a sua reabilitação, para que possa exercer o seu verdadeiro papel como monumento e sinalização para  navios e barcos que realizam  trabalhos no período nocturno ao longo da costa marítima, bem como para que os turistas e pessoas singulares possam também visitar o local  com tranquilidade.

“Vamos trabalhar com as entidades que velam pela conservação dos monumentos no sentido de darmos a nossa contribuição naquilo que for necessário",  sublinhou o segundo secretário municipal da JMPLA.

O resonsável de secção do Património Histórico e Cultural da Direcção Provincial da Cultura, João Pecado , disse  que  já existe um programa para reabilitação do Farol e da Fortaleza do Sumbe e, neste momento, aguardam  pela disponibilidade de meios financeiros.

A Fortaleza do Sumbe  foi edificada em 1769 por ordem  do Governador  Dom Inocêncio de Sousa  Coutinho, através de uma carta  ao capitão –mor  da Muxima , José Rodriguês . Foi classificada como Monumento de Arquitectura Militar , a 11 de Novembro de 1995 , pela antiga ministra da Cultura , Ana Maria de Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário