21/01/18

Terapeuta Destaca Potencialidade Curativa da Fauna no Kwanza Sul


As potencialidades curativas existentes na fauna da província do Cuanza Sul, como alternativa à medicina convencional, foram destacadas hoje,no Sumbe, pelo presidente da Câmara Profissional dos Terapeutas de Medicina Tradicional Natural (CATEMETA), Kitoco Maiavangua.


"Queremos fazer da planta Mbrututu, originária do Cuanza Sul, enviada recentemente à Espanha para estudos complementares, como o principal alicerce na medicina terapêutica, tendo em conta o seu valor curativo para Hepatite B,” afirmou Kitoco Maiavangua, num  encontro com terapeutas locais .

Kitoco Maiavanga esclareceu que “os estudos preliminares foram feitos no Centro de Investigação, dai que a exploração desta planta deve estar regulada e acompanhada pelas autoridades, como forma de se prevenir grandes devastações", vincou

Neste sentido , o responsável afirmou que protocolos serão assinados com as autoridades locais para a protecção, conservação  e  valorização do Mbrututu.

Avançou que distintas farmácias, com produtos de medicina natural, serão instaladas no Sumbe, bem como será levado a cabo um ciclo formativo para os praticantes e, desta forma, “acabar com os falsos médicos tradicionais”, sublinhou.

A Câmara projecta, igualmente, a criação de um fundo terapêutico, que se destina aos filiados em caso de invalidez e morte, preocupando-se com assuntos ligados à legislação.


O terapeuta realçou que, em 2012, se elaborou um ante-projecto sobre a politica da medicina tradicional e práticas complementares, como um normativo que vem alavancar a prática e a valorização dos profissionais.

Augura que, em breve, o Executivo reveja e seja legislado, para que a prática  da medicina tradicional se constitua, de forma legal, em medicina convencional. 

Da agenda do encontro, consta a dissertação de temas como “Os terapeutas, parteiras tradiciinais e naturais no desenvolvimento sustentável para a mudança inovadora” , “A higiene e o comportamento no local de trabalho", "A importância da conservação de plantas medicinais para o arquivo patrimonial e material e a conservação de florestas”.

A Câmara Profissional das Terapeutas de Medicina Tradicional Natural (CATEMETA) tem cadastrados 61 mil terapeutas tradicionais e 33 parteiras tradicionais, destes três mil e 14 são do Cuanza Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário